Institucional
O projeto Ciência no Parque promove ações fundamentadas no conceito de popularização e alfabetização científica, que realiza atividades que capacitem jovens e crianças ao ato de compreender conceitos da Ciência, Sociedade, Tecnologia, inclusão social e preservação do Meio Ambiente. Como objetivos centrais, o projeto apresenta a atuação da comunidade acadêmica fora dos muros da instituição e a ocupação dos espaços públicos com atividades que promovam educação não formal de livre acesso à população, aproximando a universidade da sociedade de forma que os espaços de diálogos sobre ciência sejam ampliados. Além de levar ciência para regiões periféricas e zona rural da cidade de Mossoró e cidades vizinhas, o projeto atua na melhoria da qualidade da educação básica, mostrando a importância e valorizando a ciência e tecnologia. A realização periódica das ações do Ciência no Parque fomenta a cultura científica, propondo a construção de uma agenda com eventos de divulgação científica e políticas públicas de valorização da ciência em todas as esferas do poder público.
A popularização da ciência instiga a curiosidade, construída de maneira lúdica, tornando o processo de mediação da aprendizagem uma atividade mais dinâmica, rápida, atrativa e eficaz. O Ciência no Parque espera inserir as atividades desenvolvidas como alternativa de entretenimento e lazer, para que a população vá até as praças e parques e possa aprender e discutir ciência de forma fácil, dinâmica e prazerosa. As atividades ofertadas no projeto permitiram a centenas de crianças, jovens e adultos o acesso a diálogos sobre ciência que atualmente são construídos apenas nas instituições formais de ensino. O projeto também permite a possibilidade de questionar vários fenômenos ao nosso redor de forma equitativa, gerando a sensação de pertencimento e compreensão das potencialidades de cada ser humano, além de complementar a aprendizagem dos conteúdos escolares.
O Ciência no Parque se utiliza do potencial didático da Astronomia para realizar popularização e alfabetização, já que a mesma encanta público de todas as idades. Astronomia destaca-se através da construção do conhecimento e explicação de fenômenos cotidianos sobre a Terra e o Universo em diferentes culturas e concepções de mundo, logo pode ser visa como uma ferramenta contra desinformação na sociedade e no cotidiano escolar. O projeto faz atividades observações Astronômica com uso de telescópios, onde é possível ver as crateras e planícies da lua com detalhas, as quatro luas, os famosos cinturões e até a grande mancha vermelha do planeta Júpiter, além dos anéis de saturno nitidamente. Recentemente adquirimos um Planetário móvel, um local onde ocorre apresentações teatrais sobre Astronomia, que é excelente para difundir a ciência que atraem o interesse de público de todas faixas etárias.
Outra vertente do projeto Ciência no Parque é realização de oficinas de Robótica, uma introdução desta temática na educação básica é essencial para que a mesma ocorra socialização e entendimento do mundo moderno. Já que o conhecimento na área de robótica nas escolas de educação básica, possibilita aos alunos vários benefícios em sua jornada educacional. Além disso, também ofertamos oficinas de foguetes para que as escolas possam participar da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e oficinas de experimentos de Ciência básica para participação de feira de Ciência.
Excelente serviço prestado pela empresa, sempre atenciosos e eficientes. Recomendo a todos!
Maria Silva
Estou muito satisfeito com o trabalho realizado, superou minhas expectativas. Profissionais competentes!
João Santos